Gás

Uma oferta de energia gás (GPL) a preços mais competitivos para os grandes consumidores que necessitam de alimentação de equipamentos de grandes potências, para os quais a capacidade de vaporização das garrafas fica claramente aquém.

Em 2009, a Nautigás começou a operar na área do mini-granel, isto é, fornecimento de gás em reservatório. Foi, nessa mesma altura, nomeada instaladora autorizada Rubis Gás.

Esta oferta é particularmente interessante para os grandes consumidores que, dessa forma, podem beneficiar da energia gás (GPL) com preços mais competitivos. Esta solução é, igualmente, recomendada para a alimentação de equipamentos de grandes potências, para os quais a capacidade de vaporização das garrafas fica claramente aquém.

Enquanto instalador autorizado, a Nautigás acompanha todo o processo, desde a avaliação inicial do local, aparelhos a alimentar e consumos previstos, até à instalação do reservatório e conclusão do processo documental exigido. A instalação de um reservatório de gás está envolta de algumas exigências legais e de procedimentos que não devem ser deixados ao acaso, sob pena do cliente sofrer penalizações no futuro.


Em termos legais, é possível a instalação de reservatório para a alimentação de todo o tipo de instalação e finalidade de consumo, no entanto, é necessário ter em conta que a instalação de um reservatório de gás implica a avaliação de algumas condições, nomeadamente, o local para a colocação do reservatório, dado que existem distâncias de segurança às habitações, limites de propriedade e vias de comunicação que têm de ser respeitados. Da mesma forma, deve ser avaliada a viabilidade de execução de rede desde o reservatório até aos pontos a abastecer.

Somam-se a estas questões técnicas, processos documentais que têm de ser respeitados e realizados. Embora para reservatórios de volume inferior a 4,5m3, a instalação esteja isenta de licenciamento, há um processo documental que deve ser entregue no município para efeito de cadastro.

Para reservatórios de volume superior, o processo é ligeiramente mais complexo.


Os custos de instalação podem variar consideravelmente de caso para caso, pois vai depender se o reservatório será enterrado ou superficial, da distância entre a localização do depósito e os equipamentos a alimentar, e ainda dos consumos previstos.

Assim sendo, aconselhamos a que o cliente contacte os nossos serviços a fim de agendar uma pré-visita da equipa técnica, na qual se avaliará a viabilidade de instalação do reservatório e, no caso de existir viabilidade, proceder-se-á ao levantamento da informação necessária para apresentação de uma proposta. Esta pré-visita não tem qualquer custo para o cliente. Caso pretenda um orçamento, faça o seu pedido aqui:

Pedido de Orçamento


Caso esteja interessado em instalar um reservatório de gás, seja ele para consumo doméstico, industrial ou setor terciário, pode contactar-nos através do telf: 258 839 330, email: pat@nautigas.pt ou a partir de um pedido de assistência efetuado aqui. Será agendada uma visita da equipa técnica para avaliação do local e equipamentos a abastecer. Agradecemos, sempre que possível, que nos seja fornecida a previsão de consumo. Face à avaliação efetuada na pré-visita, será depois conduzido o restante processo.


A Rubis Gás disponibiliza para todos os consumidores de gás a granel, um serviço de piquete de emergência.

Em caso de fuga, ligue de imediato para o Piquete de Emergência 24H Rubis Gás, através do 808 24 2014.


Para instalação de mini reservatórios, a Nautigás pode tratar diretamente de todo o processo, desde a pré-visita à realização da rede/instalação de gás, e construção civil. Caso se trate de reservatório de maiores capacidades, mais direcionados para o consumo industrial, hoteleiro, etc., a Rubis indica o seu próprio instalador, no entanto, o processo pode igualmente ser acompanhado pela Nautigás.

Desta forma, temos condições de apresentar uma solução chave na mão ao cliente, na qual o mesmo só terá de nos fornecer a documentação exigida para o processo a apresentar ao município.


Na grande maioria dos casos, o reservatório mantém-se propriedade da companhia, neste caso, da Rubis Gás. Deste modo, a mesma responsabiliza-se por todos os procedimentos de manutenção e inspeção que lhe estão associados. Fica, no entanto, da responsabilidade do cliente a manutenção do local adjacente ao reservatório, devendo garantir que o mesmo se encontra livre de quaisquer materiais combustíveis.
A manutenção da rede/instalação de gás, bem como as inspeções periódicas, são da responsabilidade do cliente.


Aquando da instalação do reservatório, será informado dos procedimentos base. Entre outros assuntos, será informado da localização do visor que apresenta a percentagem de produto existente no reservatório. Recomenda-se que o pedido de abastecimento seja realizado quando o reservatório apresentar cerca de 30% de produto. Pode contactar o 808 203 603, para fazer o seu pedido de abastecimento.