Gás

O gás propano canalizado é uma excelente opção para abastecimento de prédios multi-familiares, proporcionando a comodidade de ter a energia disponível a qualquer hora, em qualquer dia e sem ter de se preocupar se o gás está acabar.

O fornecimento de gás propano canalizado (com contadores) é um serviço que a Nautigás dispõe para os seus clientes desde 2002, sendo atualmente detentora da credencial de Entidade Exploradora Classe 1.

O gás propano canalizado é uma excelente opção para abastecimento de prédios multi-familiares, uma vez que, por um lado, o cliente pode usufruir da comodidade de ter a energia disponível a qualquer hora, em qualquer dia, sem ter de se preocupar se o gás está acabar e, por outro, evita a existência de grande número de garrafas no interior do prédio.

A Nautigás conta com uma grande experiência no setor do gás, dispondo, igualmente, de uma equipa técnica qualificada capaz de responder a todas as necessidades dos seus clientes. Disponibiliza-se um contacto de emergência em caso de suspeita de fuga de gás ou se, por qualquer motivo, for detetada falha no abastecimento: 808 24 2001


Caso pretenda efetuar um novo contrato de gás, pode dirigir-se às nossas instalações, sitas em Av. Além do Rio, 744 – Areosa – Viana do Castelo, ou em Rua de Craste, 60 – Monção (junto ao Pingo Doce).

Deve fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

  • Bilhete de identidade/Cartão Cidadão
  • Cartão de contribuinte
  • Comprovativo de morada

Disponibilizamos o nosso formulário de contrato que pode descarregar e preencher. Formulário de Contrato Canalizado

Caso disponha de assinatura digital, poderá assinar e devolver o contrato para o email nadia.vieira@nautigas.pt, juntando ao formulário do contrato os documentos solicitados acima. Se preferir pode, igualmente, preencher o formulário, fazer a sua impressão e entregar num dos nossos balcões.

Em qualquer dos casos, é liquidado no ato da realização do contrato o valor da ligação do contador, de 115€, sendo que nas situações em que o contrato é enviado por email deve juntar o comprovativo da transferência. Será posteriormente contactado pelos serviços técnicos para agendamento da colocação do contador.


Caso pretenda alterar a titularidade do contrato, deve entrar em contacto com os nossos serviços administrativos através do 258 839 330, do email: nadia.vieira@nautigas.pt ou dirigir-se às nossas instalações, sitas em Av. Além do Rio, 744 – Areosa – Viana do Castelo, ou à delegação de Monção, sita em Rua de Craste, 60 – Monção (junto ao Pingo Doce).

A alteração de titular implica a regularização de todos os documentos emitidos em nome do anterior titular.

O novo titular deve apresentar a seguinte documentação:

  • Bilhete de identidade/Cartão Cidadão
  • Cartão de contribuinte
  • Comprovativo de morada


Caso pretenda alterar a morada de envio das faturas, pode solicitar essa alteração através do contacto: 258 839 330, do email: nadia.vieira@nautigas.pt ou presencialmente nas nossas instalações, sitas em Av. Além do Rio, 744 – Areosa – Viana do Castelo; também pode dirigir-se à nossa delegação de Monção, sita em Rua de Craste, 60 – Monção (junto ao Pingo Doce).

Em alternativa, pode preencher o seguinte formulário. Formulário Alteração de Morada


O contrato de gás canalizado da Nautigás não tem período de fidelização, nem existe nenhuma opção comercial de contrato que implique fidelização.


Quando pretender rescindir o contrato deve informar os nossos serviços administrativos através do contacto 258 839 330, email: nadia.vieira@nautigas.pt ou dirigir-se às nossas instalações sitas em Av. Além do Rio, 744 – Areosa – Viana do Castelo, ou delegação de Monção, sita em Rua de Craste, 60 – Monção (junto ao Pingo Doce).

Devem ser regularizados todos os documentos pendentes, caso existam.

Será encaminhado para os serviços técnicos a informação para levantamento do contador e registo da contagem à data do levantamento; esta contagem deve ser confirmada pelo cliente no momento.

É emitida a fatura relativa ao último consumo, que poderá ser encaminhada para morada alternativa, caso o cliente a indique.


Mensalmente, a Nautigás encarrega-se de efetuar a leitura de todos os contadores, podendo ocorrer, muito excepcionalmente, a emissão de faturas com recurso a estimativa, pela impossibilidade de realizar o levantamento das contagens.

No entanto, se o cliente desejar, pode comunicar mensalmente a contagem do seu contador, via email: nadia.vieira@nautigas.pt ou através do seguinte formulário. Formulário Comunicação de Contagem


A Nautigás, enquanto entidade inserida numa comunidade, adopta no dia a dia alguns procedimentos que visam as preocupações ambientais, fomentando, entre outros aspetos, a separação de resíduos e redução na utilização de papel.

Caso pretenda aderir à fatura eletrónica, pode enviar o endereço electrónico onde pretende receber a fatura para: nadia.vieira@nautigas.pt, identificando o seu nº de cliente, nome e morada.

Em alternativa, pode preencher o seguinte formulário. Formulário Fatura Via Email

A Nautigás disponibiliza três métodos para liquidação das faturas:

Débito Direto: devendo para o efeito preencher os seguintes documentos - Formulário DD Formulário DD2 - e posteriormente enviar para o email cristiana@nautigas.pt, ou entregar em mão nas nossas instalações sitas em Av. Além do Rio, 744 – Areosa – Viana do Castelo, ou delegação de Monção, sita em Rua de Craste, 60 – Monção (junto ao Pingo Doce).

Transferência Bancária para:

  • IBAN (Millenium): PT50003300000008475404205
  • IBAN (Novo Banco): PT50000706100022625000316

Devendo identificar na descrição do movimento o nº da fatura(s) que pretende liquidar.

Num dos nossos balcões de atendimento:

  • Areosa: Av. Além do Rio, 744 – Areosa (junto ao Intermarché)
  • Viana: Rua dos Mareantes – Zona Portuária (loja Ângelo Silva, Lda)
  • Monção: Rua de Craste, 60 – Monção (junto ao Pingo Doce)